Petição para o Dia Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual já reuniu mais de 10 mil assinaturas e vai ser entregue no Parlamento

Uma petição, lançada pela organização Humanitas – Federação Portuguesa para a Deficiência Mental em dezembro do ano passado, quer instituir o dia de 10 de maio como o Dia Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual.

A iniciativa conta já com 10.270 assinaturas e, de acordo com a própria organização, será entregue à Assembleia da República na próxima terça-feira, dia 13 de setembro.

Helena Albuquerque, dirigente da associação, relata que “na inclusão da pessoa com deficiência intelectual é fundamental conhecer para aceitar”.

“Houve um movimento notável que se criou à volta desta petição que reuniu pessoas com deficiência intelectual, familiares, técnicos e sociedade em geral”, salienta a responsável.

A associação, como relatou ao ‘Expresso’, pede a criação desta efeméride pois considera haver “uma invisibilidade e uma inaudibilidade desta população”, além de “dificuldade de representação na primeira pessoa em órgãos políticos, económicos e culturais de topo”.

A escolha da data será um tributo a Dwight Mackintosh, nascido a 10 de maio de 1906, na Califórnia. Depois de lhe ter sido diagnosticado “atraso mental” e passou 56 anos internado em instituições psiquiátricas.

Conta a associação que “Mackintosh tornou-se num dos pintores mais conhecidos dos EUA influenciando decididamente o panorama artístico contemporâneo” e que “com a criação do Dia Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual no dia 10 de maio queremos, através da história deste artista, valorizar e representar a pessoa com deficiência intelectual, no seu todo, as suas capacidades e a sua forma de ser”.

“Este é um dia que vai sublinhar o empoderamento e autodeterminação da pessoa com deficiência intelectual, deixando, na História, a sua marca de vida”, salienta a Humanitas.

Ler Mais





Comentários
Loading...