Tem carro a gasóleo? Vêm aí más notícias

A próxima segunda-feira promete trazer destinos diferentes aos dois produtos petrolíferos mais utilizados no mercado nacional. Segundo fonte do sector contactada pela Multinews, a “evolução das cotações em euros aponta para uma subida do preço do gasóleo em até 4,5 cêntimos por litro. Já o preço da gasolina deverá deslizar até um cêntimo por litro.”

Também nos postos de marca própria – que normalmente funcionam junto aos hipermercados – é replicada a tendência com “uma descida de 0,0094 euros na gasolina, enquanto o gasóleo registará uma subida de 0,0426 euros”, disse outra fonte.

Depois de várias subidas consecutivas terem levado os preços dos combustíveis para preços recorde, tanto a gasolina como o gasóleo têm registado uma trajetória descendente nas últimas semanas. Segundo dados da Direção Geral de Energia e Geologia (DGEG), o preço do gasóleo simples está a desvalorizar há oito semanas seguidas e neste período passou a valer menos 36 cêntimos por litro. Quanto à gasolina simples, está a recuar há 10 semanas consecutivas, e vale agora menos 39 cêntimos do que no mês de junho.

O travão às boas notícias chega na próxima semana para quem tem carro a gasóleo. Atestar um depósito com 60 litros deste combustível passa assim a custar mais 3 euros  a partir de segunda-feira.

O preço médio do litro de gasolina simples 95 em Portugal custa atualmente 1,781 euros enquanto o do gasóleo simples vale 1,722 euros, segundo dados da DGEG. As cotações podem no entanto variar nos postos de abastecimento, já que o preço fixado na rede tem ainda em conta o nível de concorrência, da oferta e da procura em cada mercado e o nível de custos fixos de cada posto.

O mais recente boletim sobre combustíveis da Comissão Europeia indica que Portugal tem a décima gasolina 95 mais cara dos 27 países da União Europeia, 1,3 cêntimos acima da média europeia. Já o gasóleo ocupa a 21ª posição do ranking europeu.

 

Ler Mais