Zaporíjia: Países do G7 exigem que Rússia entregue imediatamente controlo da central nuclear à Ucrânia

Os ministros dos Negócios Estrangeiros dos países do grupo das maiores economias do mundo, o G7, exigem que a Rússia passasse de imediato o controlo da central nuclear de Zaporíjia para as autoridades ucranianas.

A informação é avançada pela britânica ‘BBC’, numa altura em que a Rússia e a Ucrânia acusam-se mutuamente de serem responsáveis pelos ataques e explosões que se têm feito sentir nos últimos dias nas imediações da maior central nuclear de toda a Europa.

Kiev acusa as forças de Moscovo de terem estabelecido uma base militar nesse local e de estarem a usar Zaporíjia como um “escudo nuclear” para impedir que as tropas ucranianas retaliem.

Relata a emissora britânica que a Enerhoatom, empresa pública responsável pela energia nuclear na Ucrânia, afirma que cerca de 500 soldados russos estão baseados junto à central de Zaporíjia.

Os ministros do G7 expressam preocupação pelo facto de estarem a ser travadas batalhas muito perto da central e devido aos riscos que isso representa para a segurança das instalações, ecoando avisos já feitos pela Agência Internacional de Energia Atómica.

Esta semana, um analista político ucraniano escreveu um artigo de opinião para o ‘Euractiv’ no qual alerta que os ataques da Rússia em Zaporíjia “ameaçam matar milhões de pessoas na Ucrânia e noutros países europeus”.

O analista acusa Moscovo de desferir ataques à central de Zaporíjia e de já ter “danificado algum do equipamento, o que poderá causar uma emergência”, acrescentando que cabe agora aos Estados Unidos, à NATO e à UE “perceberem como travar uma das maiores ameaças nucleares do nosso tempo”.

Ler Mais





Comentários
Loading...