Esta sexta-feira é dia de olhar para o céu: vem aí uma chuva de estrelas

Agosto é um mês favorito para os amantes da astronomia. Todos os anos, neste mês, acontece um dos fenómenos mais espetaculares do céu: a chuva de estrelas das Perseidas, também conhecidas como Lágrimas de São Lourenço.

O ‘La Vanguardia’ explica que esta é uma das chuvas de estrelas mais esperadas do ano, na qual até 100 estrelas cadentes por hora podem ser vistas em locais distantes da poluição luminosa.

Este ano as Perseidas serão visíveis até 24 de agosto, embora a altura mais movimentada seja durante a madrugada desta sexta-feira 12 de agosto, para sábado, dia 13, segundo o Instituto de Astrofísica da Andaluzia (IAA-CSIC).

As Perseidas, popularmente conhecidas como as ‘lágrimas de São Lourenço’, são um dos espetáculos astronómicos do verão no hemisfério norte. Originam-se no cometa ‘109P/Swift-Tuttle’, que completa uma órbita ao redor do Sol aproximadamente a cada 133 anos e, cada vez que se aproxima de nossa estrela, aquece e emite jatos de gás e pequenas partículas sólidas que formam a cauda do cometa.

Em 2022, esta atividade atingirá a sua visibilidade máxima entre os dias 12 e 13 de agosto. No entanto, durante várias noites em torno dessas datas a atividade das Perseidas também será alta, o que nos permitirá ver um grande número de estrelas cadentes.

“Se as condições de observação fossem ideais, 100 estrelas cadentes poderiam ser vistas por hora, mas o brilho da lua será um dos fatores que fará com que o número real de Perseidas visíveis caia para cerca de 50”, destacou o investigador do Instituto de Astrofísica da Andaluzia (IAA-CSIC), José María Madiedo, citado pelo jornal.

Estrelas cadentes podem aparecer em qualquer lugar do céu. Ao estender a sua trajetória para trás, parecem que vêm de um ponto localizado na constelação de Perseu, daí a origem do seu nome.

Como a constelação de Perseu se eleva acima do horizonte após o anoitecer, a probabilidade de ver as Perseidas aumenta à medida que a noite avança e atinge o pico na hora do nascer do sol. Portanto, o melhor horário é das 4:00 às 5:00.

A primeira coisa a ter em conta se queremos desfrutar da chuva de estrelas mais esperada do ano é o local. É importante escolher um local sem poluição luminosa. O segundo fator a ter em conta é o clima. É necessário verificar se não haverá neblina ou céu nublado. Os melhores céus são aqueles que estão claros e longe das cidades.

Para apreciar as Perseidas não é necessário o uso de telescópios ou qualquer outro tipo de instrumento ótico. Segundo os cientistas, basta observar o céu, de preferência de algum local o mais escuro possível e longe da poluição luminosa das cidades.

Ler Mais





Comentários
Loading...