Ameaças contra políticos disparam no Canadá. Deputados vão receber botões de pânico com ligação direta à polícia
A medida é avançada pelo ministro canadiano da Segurança Pública, que alerta para o aumento do assédio, da intimidação e de ameaças contra os membros do parlamento.
Devido à “muito negativa e tóxica retórica que vemos online” contra os deputados e membros do governo canadiano, o ministro Marco Mendicino disse que os parlamentares vão receber botões de pânico com ligação direta às autoridades policiais.
De acordo com informação veiculada pela imprensa, Mendicino admitiu já ter recebido ameaças de morte via online e que o Primeiro-Ministro Justin Trudeau, em 2021, foi agredido com pedras durante um comício político em setembro.
“É uma situação muito preocupante”, alerta o ministro, apelando a que é necessário que os deputados possam “ter debates vigorosos” sem estarem sob ameaças de agressão física e até ameaças às suas próprias vidas.
O ministério da Segurança Pública do Canadá estará também a entregar aos deputados câmaras, alarmes e outros dispositivos que possam instalar nas suas casas, e ser-lhes-á dada formação sobre como lidar com situações que possam degenerar em situações de violência.
Citado pelo portal ‘VOA’, o Primeiro-Ministro canadiano disse que “Sabemos que infelizmente existe lá fora uma quantidade significativa de fúria e frustração direcionada ao governo, direcionada a oficiais”. “Precisamos de garantir que qualquer pessoa que se chegue à frente para servir a sua comunidade a qualquer nível está segura”, sublinhou Trudeau.