Helicóptero russo invade espaço aéreo da Estónia. É o segundo incidente do género desde o início do ano
O Ministério da Defesa estónio revelou, esta terça-feira, que um helicóptero MI-8 pertencente à Guarda de Fronteira da Rússia invadiu o espaço aéreo da Estónia, não respondendo a quaisquer tentativas de contacto.
Em comunicado, a Defesa estónia avança que o incidente ocorreu na tarde de sábado, dia 18 de junho, e que “o helicóptero não tinha um plano de voo e o comunicador estava desligado”, acrescentando que a aeronave “não tinha comunicações rádio bidirecionais com o controlo de tráfego aéreo estónio”.
“Esta foi a segunda violação da fronteira aérea da Estónia este ano”, aponta a Defesa. “No ano passado, aviões da Federação Russa violaram a fronteira aérea da Estónia cinco vezes”.
As autoridades da Estónia afirmam que chamaram o embaixador russo no país para pedir esclarecimentos.
De acordo com a ‘Euronews’, na sexta-feira, dia 17 de junho, um navio russo terá também navegado sem autorização nas águas territoriais da Dinamarca, uma violação que se repetiu duas vezes nesse mesmo dia.
O ministro dos Negócios Estrangeiros do país chamou o representante diplomático da Rússia para transmitir a mensagem de que “este tipo de ações é completamente inadmissível”, disse o chefe da diplomacia dinamarquesa Jeppe Kofod.
O ministro sugere que o incidente tenha sido propositado, como forma de a Rússia intimidar os países nórdicos.