Mundo deve estar preparado para uma “guerra colossal” a envolver a NATO, diz aliado político de Putin
As declarações forem feitas durante um programa transmitido na televisão estatal russa, num programa que é usado para disseminar a narrativa e propaganda do Kremlin.
Andrei Guruliov, atualmente deputado da Duma Estatal, a câmara baixa do Parlamento russo, e membro do Partido Rússia Unida, de Vladimir Putin, disse que “temos que considerar todas as opções”, quando questionado pelo apresentador sobre a possibilidade de um envolvimento direto da NATO na guerra na Ucrânia. E essa preparação deve incluir o potencial cenário de “uma guerra grande, colossal”.
Questionado sobre se a Rússia estará preparada para um confronto dessa envergadura, Guruliov afirma “Estamos preparados”.
O programa televisivo em questão, apresentado por Vladimir Soloviev, considerado a “voz de Putin”, é uma importante plataforma de difusão das mensagens do governo russo, procurando afirmar as ideias que o Kremlin pretende que sejam enraizadas na opinião pública, quer internamente, quer no estrangeiro.
Soloviev afirma que atualmente a Rússia está a atuar com “um contingente tão limitado” na Ucrânia, porque Putin acredita que estará para breve a entrada da NATO no conflito, pelo que o Kremlin estará a fazer preparações para o caso de esse envolvimento direto da Aliança Atlântica se vier a confirmar.
Andrei Guruliov consta da lista de indivíduos sancionados pelo Departamento do Tesouro dos Estados Unidos na sequência da guerra lançada pela Rússia contra a Ucrânia, devido às suas ligações com o regime de Putin.