Discurso de Putin no Fórum Económico Internacional atrasado devido a ataques informáticos

A presença do Presidente russo era um dos momentos mais aguardados do evento, que é considerado uma espécie de “Davos da Rússia”.

Vladimir Putin deveria ter começado a discursar no Fórum Económico Internacional, a decorrer em São Petersburgo, às 12:00, hora de Lisboa, mas intervenção teve que ser adiada para as 13:00. De acordo com os próprio Kremlin, os sistemas informáticos que suportam a organização do evento foram alvo de ataques DDoS, investidas cibernéticas que resultam na negação do acesso aos serviços.

Citado pela ‘CNN’, o porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov, afirmou que “a base de acreditação e admissão foi desativada”, pelo que o “Presidente [Putin] decidiu adiar o seu discurso por uma hora”.

De recordar que no início desta semana, o conselheiro do governo russo Yuri Ushakov disse que Putin iria proferir um “discurso importante” no evento internacional, esta sexta-feira, que será a primeira grande intervenção pública desde o início da guerra na Ucrânia, a 24 de fevereiro passado.

Segundo informações do Kremlin, o Presidente chinês, Xi Jinping, fará uma intervenção através de uma mensagem de vídeo pré-gravada, num encontro em que o governo russo procurou preencher a ausência de empresários e representantes políticos ocidentais com a participação de outros países mais favoráveis a Moscovo.

Ainda não se conhece a identidade dos autores que lançaram o ataque informático.

Ler Mais





Comentários
Loading...