Putin fará “discurso importante” no Fórum Económico Internacional esta sexta-feira
O evento é considerado a versão russa da mega-cimeira económica que acontece anualmente em Davos, na Suíça. O encontro começou esta quarta-feira e termina no próximo dia 18, não sem antes contar com a participação do Presidente da Rússia.
O conselheiro do governo russo Yuri Ushakov avançou à agência de notícias ‘Interfax’ que o Presidente Vladimir Putin irá proferir um “discurso importante” esta sexta-feira, dia 17, no Fórum Económico Internacional, que decorre em São Petersburgo. A intervenção incidirá sobre a atual conjuntura económica e sobre os planos da Rússia para o futuro próximo.
Não será de surpreender que a cimeira russa contará com uma pequena fração do número de participantes ocidentais que já registou noutros anos. Para tentar preencher essas “ausências”, a Rússia estará a dar destaque à China e a outros países mais pequenos, aponta a ‘Reuters’.
O mesmo órgão de comunicação social revela que da agenda do evento não consta qualquer empresa dos EUA ou da UE, nem de nenhum dos seus CEO. No entanto, é esperada a presença de representantes das Câmaras do Comércio dos Estados Unidos, da Itália e de França na Rússia.
O Fórum Económico Internacional de São Petersburgo teve o seu primeiro encontro em 1997 e foi criado como uma forma de atrair investimento estrangeiro e como um fórum de discussão de assuntos económicos, procurando internacionalizar a Rússia depois da dissolução da União Soviética, em 1991.
O porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov, sublinha que “os investidores estrangeiros não vêm apenas dos Estados Unidos e da União Europeia”, e acrescenta que as empresas ocidentais querem regressar à Rússia, mas estão a ser pressionados pelo “Ocidente coletivo mal-intencionado” para reduzirem as suas atividades nesse país.