Domino’s precisa de tomates portugueses para sobreviver ao Brexit

O Domino’s Pizza Group gastou 7 milhões de libras em ingredientes para stock, incluindo molho de tomate português, garantindo o funcionamento caso o Brexit interrompa o seu fornecimento, noticia o The Guardian.

A companhia disse que a probabilidade da escassez de ingredientes desde março aumentou significativamente.

A Domino’s compra farinha e queijo no Reino Unido, mas o molho de tomate para as suas pizzas vem de Portugal. Outros ingredientes importados adicionados ao stock incluem frango congelado, atum e abacaxi.

Os importadores britânicos de alimentos perecíveis estão particularmente expostos à ameaça do Brexit, que a maioria dos especialistas acredita que causaria atrasos na fronteira e aumentaria a possibilidade de preços mais altos.

O governo de Boris Johnson comprometeu-se a deixar a UE a 31 de Outubro com ou sem um acordo.

“Um possível não-acordo do Brexit acarreta o aumento do risco de interrupção do suprimento de matérias-primas para o Reino Unido e a volatilidade cambial poderá aumentar os custos com alimentos”, disse a Domino’s.

A Domino’s passa, actualmente, por um momento difícil com várias alterações nos seus quadros directivos, e o não-acordo do Brexit só virá comprometer ainda mais a sua posição.

O executivo-chefe, David Wild, deixará o cargo este ano, logo que a empresa encontre um substituto.

Por outro lado, Stephen Hemsley, presidente de administração da Domino’s, deixará a empresa após supervisionar o recrutamento do substituto de Wild.

Wild continuará a supervisionar as discussões com os franqueados, que se recusaram a abrir mais lojas até receberem uma parcela maior dos lucros, de acordo com o Sunday Times. Afirmou também que a Domino’s estava em “discussões detalhadas” com franqueados no Reino Unido e na Irlanda, mas alertou que a resolução pode levar mais de seis meses.

“Enquanto o diálogo continua, as novas aberturas de lojas estão a ser atrasadas e algumas de nossas práticas de trabalho vão sendo afectadas”, disse. “A situação é complexa e esperamos que a resolução leve algum tempo, provavelmente até 2020”.

As vendas na Europa caíram 3,4% nos primeiros seis meses de 2019.

A Domino’s, originalmente uma marca dos EUA, abriu a sua primeira loja no Reino Unido em Luton em 1985. Em 1993, Colin e Gerry Halpern compraram a franquia britânica e irlandesa. As vendas online representam agora 82% das vendas britânicas, mas apesar do recente crescimento das vendas, o preço das acções da empresa foi prejudicado pela concorrência de rivais como Just Eat, Deliveroo e Uber Eats.

Ler Mais





Comentários
Loading...