Universidade Portucalense: Diferenciação positiva
O investimento na formação pós-graduada é cada vez mais visto como uma aposta fundamental para vencer os desafios do mercado de trabalho, que exige dos profissionais não apenas um bom nível de preparação em termos de conhecimentos científicos e práticos adquiridos ao longo da licenciatura, mas também um conjunto de competências que actualmente são muito valorizadas pelos empregadores, as chamadas soft skills, que permitem a obtenção de uma diferenciação positiva.
Assim, são cada vez mais os profissionais que regressam à universidade procurando ampliar conhecimentos e reforçar competências, seja porque têm em vista uma mudança de carreira ou porque ambicionam progredir na hierarquia.
A Universidade Portucalense tem uma ampla oferta ao nível dos mestrados, short masters, short masters executivos e pós-graduações que abrange várias áreas: Direito, Relações Internacionais, Economia, Gestão, Marketing, Psicologia, Educação Social, Informática, Ciência de Dados, Arquitectura, Multimédia e também as áreas de Turismo e de Gestão de Hospitalidade.
Para além das competências técnicas desenvolvidas em cada um destes cursos do ensino avançado, a Universidade Portucalense implementa activamente diversas estratégias para o desenvolvimento de competências fortemente valorizadas pelo mercado do trabalho, num contexto empresarial complexo e altamente competitivo, e cada vez mais digital: a capacidade de liderança, de comunicação, de gestão de conflito e de resiliência, entre outras. Deste modo, aqueles cursos têm uma forte componente prática, dinamizada pelo recurso a estudos de caso reais, simulações e troca de experiências com gestores de diversas áreas. Ao longo dos seus cursos os estudantes têm a possibilidade de desenvolver soluções para problemas reais de empresas e organizações parceiras.
Mais especificamente, a Universidade Portucalense tem mais de 750 parcerias institucionais que se reflectem num alargado conjunto de actividades realizadas no âmbito de diversos cursos, com forte ligação ao contexto empresarial (workshops, seminários, visitas de estudo, apresentações perante empresários, etc.), tendo também um impacto muito visível ao nível da empregabilidade e progressão na carreira. Temos também uma grande rede de parcerias internacionais que nos permitem proporcionar aos estudantes múltiplas oportunidades de formação e de investigação em contexto multicultural.
Esta forte ligação com a realidade empresarial é um factor diferenciador dos nossos cursos. Em particular, os estudantes do nosso mestrado em Gestão e do mestrado em Marketing e Negócios Digitais participam no Programa On-The-Road (OTR) organicamente integrado nos programas curriculares daqueles cursos. Este projecto inovador visa construir pontes entre a sala de aulas e as empresas, permitindo aos estudantes desenvolver uma vertente mais prática e mais próxima da realidade empresarial, realizando trabalhos multidisciplinares e propondo soluções, assentes em metodologias testadas e validadas que podem depois aplicar nas suas empresas.
Ao nível da formação executiva da Universidade Portucalense, é também de destacar o MBA para Gestores de PME. É uma formação diferenciadora, concebida para ir ao encontro das necessidades destes gestores, adequada à realidade empresarial dominante no nosso país. O corpo docente tem uma vasta experiência académica e empresarial, complementada pela investigação orientada para os desafios específicos que as pequenas e médias empresas enfrentam. A forte proximidade entre o corpo docente e os alunos gera um ambiente académico muito estimulante e potencia os resultados da aprendizagem.
Paralelamente, há outras áreas de formação avançada cada vez mais procuradas. De facto, é cada vez mais frequente ouvirmos falar em sistemas de informação, ciência de dados e business analytics nos mercados actuais. Poder-se-ia pensar que são apenas expressão da moda, mas estes conceitos traduzem um modo de conduzir as empresas que é cada vez mais essencial. Vivemos num mundo cada vez mais marcado e dirigido pelos dados. A era digital introduziu possibilidades sem precedentes de criação, recolha e armazenamento de informação. A necessidade de criar sistemas de análise destes dados, de forma a termos instituições e organizações mais eficientes e com melhores respostas no serviço aos cidadãos, é assim urgente.
Deste modo, para sobreviver no ambiente competitivo actual, as empresas e organizações precisam de incorporar na sua actividade diária sistemas de análise de dados. Sem o conhecimento dos mercados, dos consumidores e dos concorrentes que a análise de dados permite, é difícil responder de forma célere, inovadora e adequada aos desafios das sociedades contemporâneas.
Para isto, precisamos de recursos humanos formados para trabalhar, analisar e extrair conhecimento dos dados, recorrendo as ferramentas tecnológicas mais recentes e usando modelos matemáticos e estatísticos adequados. Na Universidade Portucalense é este o desafio, a formação de recursos humanos que cumpram este desiderato. Foi nesse sentido que a oferta formativa foi reforçada com um mestrado e um short master em Ciência de Dados. Até porque há uma grande procura destes profissionais, que têm assim perspectivas de carreira aliciantes, e é preciso que o ensino superior saiba responder a este desafio.
Neste contexto, o mais importante é reflectir sobre os objectivos profissionais, analisar quais os conhecimentos e competências que podemos reforçar e procurar a formação que mais se adequa às ambições e sonhos de cada um.
Este artigo faz parte do Caderno Especial “MBA, Pós-Graduações & Formação de Executivos”, publicado na edição de Setembro (n.º 198) da Executive Digest.