Qual era o negócio da Opel antes de vender automóveis?

Fez 160 anos a 21 de janeiro que a Opel foi fundada, uma das empresas europeias pioneira no setor automóvel, sendo ainda uma das referências da indústria. No entanto, a origem da empresas está muito longe do mercado automóvel.

Fundada por Adam Opel em 1862 em Rüsselsheim, Alemanha, tem uma curiosidade muito peculiar: no início, apenas produzia máquinas de costura numa vacaria na cidade alemã, algo que trouxe bastante sucesso à empresa. Em 1886, 24 anos depois da abertura da empresa, o fundador lançou um novo produto: bicicletas de alta velocidade. Opel morreu em 1895 e, nessa altura, era líder de ambos os mercados.

Só em 1899 é que a empresa ingressou no negócio dos carros, quatro anos depois da morte de Adam Opel pois a sua mulher, Sophie Opel, decidiu finalmente seguir os conselhos dos filhos Carl, Wilhelm e Friedrich.

A partir desse ano, a Opel juntou-se a empresas como a Daimler, a Benz e Peugeot como as pioneiras do mercado automóvel do final do século XIX. O primeiro de sessenta e cinco carros Opel Patentmotorwagen “System Lutzmann”, feitos à mão, foi construído na Primavera de 1899, em Rüsselsheim.

Mais um negócio começado numa garagem que atualmente contra com mais de 70 milhões de veículos construídos.

Atualmente, tanto a marca Opel como a irmã britânica Vauxhall vendem mais de um milhão de veículos, sendo uma das maiores marcas de automóveis de passageiros da Europa, e conta com 10 fábricas e quatro centros de desenvolvimento e testes em seis países europeus.

Em termos de funcionários, emprega cerca de 35.600 pessoas na Europa, e mais de 18.250 estão na Alemanha.

Ler Mais





Comentários
Loading...