IKEA planeia investir 3 mil milhões de euros até 2023 para reforçar capacidades no comércio online
O Grupo Ingka, que gere 392 das 422 lojas da IKEA em todo o mundo, revelou que tem planos para investir três mil milhões de euros até ao final do próximo ano, para a construção de novas lojas e para transformar instalações comerciais existentes de forma a melhor se poder ao crescimento do comércio online.
Citada pela ‘Reuters’, a gestora do segmento de retalho do Ingka Group, Tolga Öncü avança que investimento será distribuído pelas lojas da IKEA em todo o mundo, embora não tenha identificado regiões específicas. Contudo, sabe-se que a maioria do investimento será direcionado para lojas existentes e que cerca de um terço será aplicado em projetos-piloto em Londres.
Aponta a ‘Euronews’ que durante o período de confinamentos devido à pandemia de Covid-19, a IKEA registou um aumento significativo da procura pelos seus produtos através das plataformas online, com as pessoas a passarem mais tempo em casa e a procurarem maior conforto.
A IKEA considera que ao aumentar as capacidades de armazenamento de lojas existentes poderá mais facilmente, e de forma mais rápida, responder às encomendas feitas através do seu website.
Quanto aos planos para Portugal, ainda nada é certo. Contactada pela ‘Executive Digest’, a IKEA Portugal afirmou que “avalia constantemente oportunidades para fazer crescer o seu negócio, estando cada vez mais acessível à maioria dos Portugueses” e que “continuamos a desenvolver novos formatos (…) que nos permitem oferecer um atendimento mais próximo e personalizado”.
A subsidiária portuguesa acrescenta que “acreditamos que a IKEA tem espaço para crescer em Portugal e, por isso, mantemo-nos atentos a novas oportunidades”, mas que, por agora, não pode “adiantar informações sobre outros projetos”.