Quer captar a atenção dos recrutadores? Estas quatro dicas podem indicar o caminho certo

O fenómeno da chamada “Grande Resignação” marcou o mundo do trabalho durante os períodos mais negros da pandemia de Covid-19, e agora as empresas estão de olhos postos no mercado. Se procura emprego, ou quer mudar de trabalho, saiba o que mais valorizam os recrutadores.

O emissora norte-americana ‘CNBC’ aponta que, primeiro que tudo, o candidato precisa de um currículo que reflita a oferta a que se candidata. Isto pode exigir fazer ligeiras alterações ao seu CV para cada candidatura que apresentar. Se o CV não criar uma ligação clara com a vaga que pretende preencher, é muito provável que os recrutadores nem olhem duas vezes para o documento que enviou.

O segundo passo será garantir que consegue transmitir ao recrutador que conhece suficientemente bem a empresa e a vaga a que se candidata. Antes das entrevistas, é importante fazer alguma pesquisa sobre a empresa que pretende integrar, a área se atuação, os ramos de negócio, a sua identidade.

Com a pandemia, assistimos ao advento das chamadas de vídeo online. E o campo do recrutamento não foi exceção. Quando está numa entrevista de emprego via Teams, Zoom, Google Meets ou qualquer outra plataforma do género, é importante estar vestido de acordo com a ocasião e a vaga a que se candidata. Não é por estar a fazer a entrevista a partir de casa que deverá negligenciar a roupa que apresenta. Uma má primeira impressão pode ditar o fim de uma potencial brilhante carreira.

Por fim, é também importante que saiba qual o nível salarial médio das funções a que está a concorrer. Na discussão da muitas vezes delicada questão das “expectativas salariais”, se demonstrar conhecer o que se pratica no mercado e mostrar preparação e conhecimento, poderá ganhar pontos aos olhos dos potenciais empregadores.






Comentários
Loading...