Quem é Mark Bourke, o sucessor de António Ramalho ao leme do Novo Banco?
Esta quinta-feira, dia 5 de maio, o Novo Banco anunciou que Mark Bourke, que ocupava o cargo de administrador financeiro da instituição, iria substituir António Ramalho como CEO, que manifestou intenção para renunciar ao cargo no dia 31 de março deste ano.
Mas quem é Mark Bourke? Nasceu em 1967, na Irlanda. Atualmente com mais de 20 anos de experiência no setor financeiro, a sua carreira arrancou na PwC, em 1989, tendo em 2000 integrado o IFC Group, na qualidade de administrador financeiro. Em 2006, foi nomeado CEO dessa instituição. Entre 2014 e 2019, fez parte do Allied Irish Bank (IAB), onde ocupou o cargo de diretor financeiro. Nos últimos três anos, liderou o segmento financeiro do Novo Banco.
Especializado em serviços financeiros, o gestor irlandês formou-se em Contabilidade na Dublin City University, e conta também com um grau académico em Engenharia Eletrónica pela University College Dublin.
Bourke faz parte do Chartered Accountants Ireland e do Irish Taxation Institute, e em 2018 recebeu o prémio “CFO of the Year Award”, da revista ‘Irish Times’.
Em comunicado enviado à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM), o Conselho Geral e de Supervisão do Novo Banco sublinha que “a nomeação de um candidato interno assegura continuidade e estabilidade, bem como o alinhamento com o plano estratégico de médio prazo recentemente aprovado”.
A nomeação de Bourke para a liderança do Novo Banco terá ainda que ser autorizada pelo Banco Central Europeu, e o Novo Banco avança em comunicado que “a informação relevante foi submetida ao Banco de Portugal e ao Banco Central Europeu para aprovação”.
A posição deixada vaga por Bourke será ocupada por Leigh Bartlett, sublinhando o Novo Banco que “é o candidato que melhor preenche os critérios exigidos”.