UE considera eliminar temporariamente tarifas sobre importações da Ucrânia para ajudar economia
A União Europeia poderá estar a considerar suspender, em regime temporário, as tarifas sobre os produtos importados da Ucrânia, bem como as quotas de importações oriundas desse país, para impulsionar a economia nacional. A medida abrangerá também produtos não contemplados no acordo de comércio livre de 2016 existente entre Bruxelas e Kiev, como o aço, produtos agrícolas e bens industriais.
A informação é avançada pela ‘Bloomberg’, citando fontes não identificadas, e ainda não foi confirmada oficialmente. Para vigorar, a medida teria que contar com a aprovação dos 27 Estados-Membros e do Parlamento Europeu. Já vários países da Europa procuraram reduzir os obstáculos às exportações ucranianas. No dia 25 de abril, em comunicado, o governo britânico avançou que planeia eliminar todas as tarifas às importações da Ucrânia, no âmbito de um programa de apoio económico ao país.
Dados da Comissão Europeia mostram que entre janeiro de 2020 e dezembro de 2021 as importações da Ucrânia para UE aumentaram 54,8%, e que as exportações da Ucrânia para o bloco europeu subiram 16,5% no mesmo período. A UE é o maior parceiro comercial de Kiev.
No dia 19 de abril, o Fundo Monetário Internacional havia avançado que a economia ucraniana poderá recuar 35% devido à guerra com a Rússia.