5G vai ter impacto de 80 biliões de dólares no PIB global, conclui estudo da Nokia

Num novo episódio do podcast ‘Dot Topics’ da APDC – Associação Portuguesa para o Desenvolvimento das Comunicações, Sérgio Catalão, Country Manager da Nokia Portugal, destacou o impacto do 5G na economia global e nas empresas portuguesas.

Mariana da Silva Godinho

Num novo episódio do podcast ‘Dot Topics’ da APDC – Associação Portuguesa para o Desenvolvimento das Comunicações, Sérgio Catalão, Country Manager da Nokia Portugal, destacou o impacto do 5G na economia global e nas empresas portuguesas.

Para o responsável, o 5G “é muito mais do que uma nova rede de comunicação móvel, pelas suas características. É um meio de tecnologia disruptiva, fundamental à automatização e à digitalização”.

Sérgio Catalão acrescenta ainda que esta nova tecnologia pode vir a resolver problemas de decréscimo de produtividade, desigualdades no acesso a oportunidades e recursos e ainda questões relacionadas com a pressão climática.

A Nokia pretende assim aproveitar o potencial do 5G ao “trabalhar com muitas indústrias e muitos setores em Portugal, para desenvolver use cases 5G que tenham em consideração aquilo que é o tecido empresarial português”, pois é a melhor oportunidade para Portugal crescer nesta tecnologia.

Para além disso, o Country Manager da Nokia Portugal referiu um estudo da Nokia Bell Labs que concluiu que o 5G deve ter um impacto de cerca de 80 biliões (cerca de 72 biliões de euros) de dólares no PIB global em 2030.

Continue a ler após a publicidade

“Todo este impacto que vem do 5G tem, ao contrário de outras tecnologias anteriores, um aspeto transformador que vai aumentar a produtividade das empresas e das economias. Há aqui uma oportunidade de restabelecer o crescimento económico global”, destaca.

Sobre a forma como as empresas estão a aproveitar o 5G, o gestor destaca outro relatório da Nokia, que concluiu que, apesar de 86% ter afirmado ter algum tipo de estratégia para o 5G, apenas 15% disse estar já a investir na sua implementação.

O podcast ‘Dot Topics’ tem um episódio novo todas as semanas às quartas-feiras onde coloca líderes das operadoras de comunicações a debater o impacto do 5G na economia e na sociedade. Os episódios estão disponíveis nas plataformas Spotify, Apple e Google, entre outras.

Continue a ler após a publicidade
Partilhar

Edição Impressa

Assinar

Newsletter

Subscreva e receba todas as novidades.

A sua informação está protegida. Leia a nossa política de privacidade.