Bial aponta à internacionalização com novos administradores

José Almeida Bastos (à esquerda na foto) e Richard Pilnik (à direita na foto) são os mais recentes membros do Conselho de Administração da Bial, a maior farmacêutica portuguesa. Segundo a empresa, a nomeação dos dois profissionais vem “reforçar a estratégia assente na internacionalização e inovação”.

José Almeida Bastos integra a comissão executiva da Bial, assumindo o pelouro das operações comerciais, nacionais e internacionais. Chega directamente da MSD, onde estava desde 1997 e onde era, actualmente, vice-presidente sénior e presidente da Commercial Alliance Management. Na sua carreira, passou também pela Roche e pela APIFARMA, além da direcção da Farmindustria e da sua congénere para a América Latina.

Richard Pilnik, por seu turno, conta com um percurso profissional de mais de 35 anos no sector da saúde é o novo membro não executivo para do Conselho de Administração da Bial. Passou 25 anos na farmacêutica norte-americana Eli Lilly, tendo ocupado os cargos de CEO e presidente para a Europa, Médio Oriente e África e supervisionado mais de 50 países, com um volume de negócios superior a 4 mil milhões de euros. Também passou pela Quintiles Transnational e foi presidente da Global Commercial Solutions. Hoje, faz parte da administração da Diamedica e Fuqua School of Business da Universidade de Duke, além de colaborar como consultor para várias empresas.

«É uma honra poder contar com José Almeida Bastos e Richard Pilnik na Bial. Com a vasta experiência que detêm, vão certamente contribuir para dotar a Bial de uma estrutura cada vez mais preparada para os desafios futuros no âmbito das grandes linhas que definimos, a investigação de novos medicamentos alicerçada numa verdadeira escala internacional», sublinha António Portela, CEO da empresa.

No total, o Conselho de Administração da Bial é composto por oito pessoas: Luís Portela (chairman), António Portela (CEO), Richard Pilnik (não executivo), Isabel Morgado, José Redondo, Miguel Portela, Patrício Soares da Silva e José Almeida Bastos.






Comentários
Loading...