Bitcoin começa a subir após meses de tendência de baixa
Após três meses numa persistente tendência de baixa, a Bitcoin começou a subir, com o mercado a negociar acima e a manter o nível psicológico de 40.000 dólares. O Bitcoin atingiu um fundo ou é um fundo local dentro de um mercado bear de longo prazo?
O ressalto da Bitcoin veio acompanhado dum aumento do Open Interest nos Futuros da Bitcoin. Este interesse renovado parece confirmar uma recuperação em alta e, assim, o fim das quedas das criptomoedas, após o Bitcoin ter perdido mais de 50% do seu valor.
Pela primeira vez desde finais de novembro, os short term holders (STH) viram um dia lucrativo, com o STH-SOPR a quebrar acima de 1,0. Isto indica que as moedas que foram detidas no curto prazo (moedas com menos de 155 dias) realizaram lucros esta semana, depois de mais de dois meses a realizar perdas todos os dias (última caixa cor-de-rosa).
Um padrão semelhante pode ser visto em dois casos desde março de 2020. Após um longo período de perdas, o mercado conseguiu entrar numa tendência ascendente, com um reteste STH-SOPR de 1,0 para confirmar. Se observarmos uma quebra STH-SOPR mais elevada como antes, indica uma rentabilidade renovada e a entrada da procura está a absorver moedas. Por outro lado, uma quebra abaixo de 1,0 seria um indicador de baixa, e sugere que há uma procura insuficiente para suportar a pressão de venda dos detentores a curto prazo.
Análise de Ichimoku:
De um ponto de vista técnico, há uma série de elementos que defendem a continuação da subida. Primeiro, a quebra da linha de baixa é um forte sinal de alta, e foi acompanhada por uma subida no RSI 14 acima da linha neutra a 50. A média móvel exponencial de 50 períodos (EMA50) também foi ultrapassada e os preços da bitcoin estão a fazer um recuo para este nível.
Além disso, com base no Ichimoku, podemos ver que a nuvem diária atuou como uma resistência e abrandou o aumento dos preços. Apenas uma quebra desta nuvem daria um sinal de alta. Contudo, é possível um declínio a curto prazo e, neste caso, veremos a formação do ombro direito (terceira seta verde) de um padrão OCO invertido com uma neckline nos 44.500 dólares. Se este cenário ocorrer, a quebra da neckline será acompanhada por um cruzamento da nuvem, e a próxima resistência poderá ser encontrada nos $55.400 dólares.
Contudo, deve ter-se em mente que se os preços da Bitcoin caírem novamente abaixo do nível psicológico de $40.000, poderá ocorrer uma queda mais pronunciada e um regresso aos $30.000, ou mesmo um novo mínimo a $28.000.
por Analistas XTB