Criptomoedas sob pressão
Bitcoin quebra abaixo dos $47.000, enquanto a Ethereum testa a marca dos $3.700
As principais criptomoedas, bem como as altcoins, têm sido negociadas mais baixas há várias sessões. O sell-off intensificou-se ontem, fazendo com que a Bitcoin caísse mais de 7% e a Ethereum mais de 8%. Os investidores reduziram a exposição a ativos de risco antes da reunião desta semana da Fed e as criptomoedas não parecem ser exceção. Prevê-se que a Fed acelere o ritmo da redução de compra de dívida, que pode retirar parte do excesso de liquidez dos mercados e é geralmente visto como negativo para os preços de ativos de alto risco, como ações e criptos.
Além disso, foi noticiado ontem que os influxos para fundos de investimento em cripto ativos caíram para menos de 100 milhões de dólares na semana anterior. A segunda semana consecutiva de entradas mais baixas destaca uma redução do interesse por parte dos investidores durante a atual correção de baixa.
As criptomoedas voltaram a registar novos mínimos diários durante a sessão de ontem e permanecem assim sob pressão.
Analisando o gráfico da Ethereum, podemos ver que esta moeda já caiu mais de 23% desde que atingiu máximos no início de novembro. O preço testou a zona de suporte nos 3.700 dólares, na qual é marcada pela retração de Fibonacci nos 38,2%. Se as quedas forem retomadas e a Ethereum cair abaixo dos 3.700 dólares, o próximo grande suporte a ser observado pode ser encontrado perto dos 3.200-3.300 dólares, onde está posicionada a média móvel de 200 períodos.
Por Henrique Tomé
Analista XTB