Bitcoin crash: oportunidade ou armadilha?
As criptomoedas são uma classe de ativos cada vez mais importante que tem crescido fortemente em popularidade ao longo dos últimos meses. As preocupações com a inflação ou as medidas dos bancos centrais contribuíram para a procura de alternativas para assegurar o valor das suas carteiras. As criptomoedas e em particular a Bitcoin ainda são uma novidade para a maioria de nós e a sua elevada volatilidade ainda pode ser um factor dissuasor. Especialmente quando assistimos a quedas são tão drásticas como aquelas que vimos durante o último primeiro fim-de-semana de Dezembro. Será estes movimentos tão grandes poderão provocar um abrandamento da força compradora? Ou será apenas o recente abrandamento da tendência de alta é apenas temporária?
“From zero to hero”
O surto da pandemia levou os investidores a procurar liquidez em praticamente todo o lado. Até a Bitcoin, que era suposto ser uma alternativa de investimento, começou também a registar fortes quedas dada altura. O preço voltou a posicionar-se abaixo da marca dos 50.000$.
Apesar de tudo disso, o preço registou fortes ganhos este ano, quase 1500%, para 65.000 dólares em cerca de 12 meses. As medidas do governo Chinês abalaram o mercado, mas apenas por um momento. Após uma correção de mais de 50%, a Bitcoin tornou-se novamente a favorita dos investidores e atingiu quase a marca dos $70.000 em novembro deste ano.
Por detrás do aumento da Bitcoin não está apenas a incerteza inflacionista, mas também a crescente aceitação da nova tecnologia. Mais de 18.000 empresas já aceitam pagamentos criptográficos e o número de utilizadores de ativos digitais está estimado em cerca de 300 milhões. Vale também a pena mencionar a crescente disponibilidade de moedas criptográficas para um leque diversificado de investidores. A entrada de ETFs ou fundos de futuros levou ao facto de agora quase todos poderem investir em criptomoedas, com um grau de segurança muito maior do que no caso de investimento direto.
Um novo golpe no mercado das criptomoedas
Porque o mercado financeiro global está cada vez mais envolvido no mercado das criptomoedas, a Bitcoin ou outras altcoins estão a reagir à mudança das condições. Um dólar forte, expectativas de subida das taxas de juro ou a questão do coronavírus têm todos um impacto na limitação do potencial de alta das criptomoedas. Apesar da popularidade crescente da bitcoin, não é raro ver alguns movimentos realmente grandes. Este foi o caso durante o primeiro fim-de-semana de dezembro, quando o Bitcoin se viu a si próprio até $15.000 mais baixo em duas sessões. Na manhã de sábado, o valor do Bitcoin caiu 20% no espaço de uma hora, o que certamente assustou todos os detentores de criptomoedas. Qual foi a causa por detrás da atual queda?
Os investidores envolvidos na negociação de contratos, não só do lado institucional, decidiram fechar um grande número das suas posições. O valor dos contratos caiu na sexta-feira de $23 mil milhões para $16,5 mil milhões , o mais baixo desde o início de Outubro. A liquidação de tantos contratos levou a que a capitalização do mercado das criptomoedas caísse mais de 500 mil milhões de dólares num determinado ponto. É claro que se pode perguntar por que razão os investidores decidiram dar tal passo? Em primeiro lugar, fala-se de medo de uma capitulação semelhante à do início da pandemia, embora, por outro lado, se suspeite que por detrás da liquidação dos contratos estão grandes investidores no mercado dos cripto ativos, as chamadas “baleias”, que querem acumular Bitcoin e outras moedas criptográficas a preços mais baixos. Também é possível que os investidores estejam incertos sobre o futuro da regulamentação nos Estados Unidos, face à tentativa da administração Biden de dominar o mercado.
Isto é apenas uma correção?
É sobretudo o mercado de derivados que está por detrás das quedas. Além disso, o valor dos contratos caiu cerca de um terço, o que significa que as hipóteses de um ataque especulativo semelhante diminuíram significativamente. Houve também uma recuperação dos preços bastante rápida. A Bitcoin já recuperou quase $10.000 desde os mínimos que atingiu durante o fim de semana, e a Ethereum já ultrapassou a marca dos $4.000. Vale também a pena notar que o índice de “medo e ganância” da Bitcoin, compilado pela Alternative.me, indicou um valor de 16 pontos (com uma escala de 0 a 100) após a venda de segunda-feira. Muitas vezes, índices de sentimento podem ser utilizados como indicadores contrários, particularmente em valores extremos. O índice atingiu os seus níveis mais baixos desde o Verão, quando terminou a onda de descida maciça anterior. Todos estes fatores sugerem que isto poderia ter sido apenas uma correcção a curto prazo, embora o mercado criptográfico possa surpreender, ainda mais do que o tempo.
Michał Stajniak
Senior Financial Markets Analyst, XTB