Alemanha: Ações de empresa de canábis disparam após novo governo anunciar intenção de legalizar uso recreativo
As ações da empresa alemã de canábis SynBiotic dispararam na quinta-feira, depois de o novo governo se ter comprometido com a legalização do uso da substância.
As ações da SynBiotic, que tem agora uma capitalização de mercado de mais de 100 milhões de euros, subiram 33%, para 29 euros na bolsa de valores de Frankfurt, segundo a ‘CNBC’.
O Partido Social-democrata de centro-esquerda, os Verdes e o Partido Democrata Livre chegaram a acordo na quarta-feira, assumindo a governação do país numa coligação inédita.
Os planos do governo preveem a legalização da venda de canábis para uso recreativo para adultos em lojas licenciadas.
Liderada por Lars Muller, a SynBiotic pretende recorrer a compostos de canábis para o tratamento de doenças como dor crónica, stress e problemas de sono.
O investidor de tecnologia Christian Angermayer, que possui 45% das ações da SynBiotic, investiu numa empresa que está a tentar desenvolver medicamentos para tratar problemas de saúde mental.
Alexander Galitsa, analista do banco de investimento Hauck and Aufhauser, comentou que o mercado alemão de canábis está pronto para um “crescimento explosivo” nos próximos anos.
Mencionando vários estudos, o analista indicou que a legalização da canábis pode gerar entre 3,4 mil milhões e 4,7 mil milhões de euros em receitas fiscais anuais, podendo criar ainda cerca de 27.000 novos empregos. “Evidentemente, esta é uma excelente notícia para a SynBiotic, que já estabeleceu uma forte posição no mercado europeu de canabinoides e especialmente na Alemanha”, continuou.
No Canadá, o uso recreativo da substância foi legalizado no final de 2018, tendo já registado uma receita anual acima de 2 mil milhões de euros.