Capacidade de financiamento da economia portuguesa dispara para 28 milhões de euros até setembro

Até setembro de 2021, a economia portuguesa registou um excedente externo de 928 milhões de euros, mais 1203 milhões de euros do que em igual período do ano anterior.

Fábio Carvalho da Silva
Novembro 19, 2021
11:06

Até setembro de 2021, a economia portuguesa registou um excedente externo de 928 milhões de euros, mais 1203 milhões de euros do que em igual período do ano anterior.

Em setembro de 2021, o saldo da balança comercial (saldo da balança de bens e serviços) aumentou em relação ao período homólogo, uma vez que as exportações cresceram mais do que as importações:

As exportações de bens cresceram menos do que as  importações (11,5% e 17,8%, respetivamente) em relação a setembro de 2020. Contudo, em ambos os casos, os valores foram superiores aos registados antes da pandemia (2019);

As exportações e as importações de serviços aumentaram respetivamente 56,8% e 46,1% face a setembro de 2020. Porém, no caso das exportações, o valor é ainda inferior ao observado antes da pandemia, enquanto nas importações o valor já superou o registado em setembro de 2019;

As exportações e as importações de viagens e turismo cresceram, respetivamente, 66,7% e 60,6%, por comparação a setembro de 2020. As exportações e as importações de viagens e turismo em setembro de 2021 correspondem a 65,3% e 93,6% dos respetivos valores observados em setembro de 2019.

Em setembro, a contribuição financeira para a União Europeia aumentou 55 milhões de euros. Apesar disso, o excedente da balança de rendimento secundário cresceu 255 milhões de euros. Este crescimento deveu-se aos fundos recebidos da União Europeia decorrentes das medidas de apoio aos Estados-Membros no âmbito da pandemia e a transferências correntes diversas, em grande parte resultantes da participação de entidades residentes em eventos desportivos internacionais.

Nos primeiros nove meses do ano, por comparação com igual período de 2020 aumentou o défice da balança de bens. Tanto as exportações como as importações aumentaram em relação ao período homólogo, mas a subida das exportações superou ligeiramente a das importações (21% e 19%, respetivamente);

“O recebimento de mais fundos europeus foi determinante para o aumento do excedente da balança de rendimento secundário”, explica o BdP.

O recebimento, em julho de 2021, de cerca de 1100 milhões de euros do Fundo Europeu de Estabilidade Financeira, proveniente da devolução da margem financeira no âmbito do Programa de Assistência Económica e Financeira a Portugal, continuou a determinar o excedente da balança de capital.

Até setembro de 2021, os ativos financeiros que Portugal tem sobre o exterior, deduzidos das responsabilidades de Portugal perante o exterior (saldo da balança financeira), aumentaram 1491 milhões de euros.

Partilhar

Edição Impressa

Assinar

Newsletter

Subscreva e receba todas as novidades.

A sua informação está protegida. Leia a nossa política de privacidade.