Quer investir em fundos de investimento? Evite estes erros comuns (e fatais)

Fundos de Investimento. Mais do que uma moda são produtos financeiros com grande rentabilidade, mas mais propensos ao risco. Caso seja sua vontade investir em fundos, evite estes erros comuns, mas fatais.

Não pense só a curto prazo

Uma pessoa que decide colocar seu dinheiro para trabalhar, seja em fundos ou em outros instrumentos de investimento, tem a inclinação de querer retirar o valor investido muito rapidamente.

Os consultores financeiros presentes na rede Finect recomendam que os usuários tomem uma abordagem de longo prazo. Ou seja, manter uma filosofia de paciência, com investimentos de cerca de 10 anos, que ajudarão os juros compostos a gerar juros sobre o dinheiro que investimos.

Diversificar, diversificar e diversificar

Diversificar é outra palavra que os especialistas financeiros repetem com mais frequência. Colocar todas as economias no mesmo produto é outro erro: o dinheiro está 100% exposto às flutuações do mercado. Distribuir capital entre diferentes tipos de ativos ou produtos permite que você se proteja melhor e combata os momentos de baixa dos mercados.

Não avaliar todas as opções

Os fundos e planos de pensão mais contratados pelos cidadãos são aqueles oferecidos pelo seu banco de cabeceira. No entanto, ter uma conta em um banco não significa investir em todos os produtos oferecidos por essa entidade. Outra das falhas mais comuns ao investir é, precisamente, que: ficar com a primeira opção que nos oferece, sem valorizar por conta própria ou com a ajuda de profissionais de outros tipos de produtos.

Decisões básicas sobre modas

É comum ser levado pela opinião geral, inclusive na área de decisões financeiras. Essa abordagem é arriscada e baseia-se na percepção de que há uma oportunidade muito clara de ganhar dinheiro rapidamente. No entanto, os gestores de investimento apontam em suas folhas de produtos: “Retornos passados não garantem retornos futuros”. E é que se deixar levar pelo bom comportamento de um veículo no passado não deve ser o único critério a seguir.

Ler Mais





Comentários
Loading...