Explicador: Certificados de Aforro VS Certificados ao Tesouro. Onde e como investir?

Os Certificados de Aforro e os Certificados do Tesouro são formas de o Estado satisfazer a necessidade de vender dívida pública, assim Certificados de Aforro de Tesouro são antes de mais, títulos de dívida pública.

Entre os vários instrumentos possíveis são de referir os Certificados de Aforro, Certificados do Tesouro, onde se inclui  os Certificados do Tesouro Poupança Mais e os Certificados do Tesouro Poupança Crescimento, assim como as Obrigações do Tesouro de Rendimento Variável (OTVR).

Como explica a Deco Proteste, “os Certificados de Aforro e do Tesouro destinam-se todos eles a particulares e podem ser adquiridos nos CTT, nos Espaços Cidadão, assim como através da internet, por acesso ao AforroNet, se for aderente a este serviço disponibilizado pelo Agência de Gestão da Tesouraria e da Dívida Pública (IGCP)”.

Já as OTRV são subscritas nos bancos no momento da emissão, ou adquiridas em bolsa após a emissão. Já os Bilhetes do Tesouro e as Obrigações do Tesouro estão mais direcionados para investidores institucionais.

Neste momento, apenas as séries A e B dos Certificados de Aforro estão a render 2% líquidos, mas, no caso da série C, as taxas variam entre 0,7% e 1,8% líquidas (incluindo o prémio de permanência).

Contudo, como explica a Deco Proteste “já não estão disponíveis. Atualmente, está em subscrição a série E (idêntica à D). A taxa-base é calculada mensalmente para vigorar durante o mês seguinte e depende da Euribor a três meses. Esta taxa nunca pode ser negativa, nem ultrapassar os 3,5 por cento. Em julho de 2021, foi fixada em 0,458 por cento bruta, o que em termos líquidos é 0,3%”.

Os Certificados de Aforro beneficiam de um prémio de permanência, ou seja, quanto mais tempo os deter, maior será o prémio (0,5% do segundo ano e 1% do sexto ao décimo ano).

Os Certificados do Tesouro Poupança Crescimento “são uma alternativa”, como refere a Deco Proteste.

Os juros são pagos ao ano e gradualmente dos 0,5% no primeiro e segundo ano, subindo nos anos seguintes. Se vender antes do fim do prazo, pode perder dinheiro.

Ler Mais





Comentários
Loading...