Putin está disposto a aumentar exportações de gás para a Europa mas com contratos a longo prazo

“Se nos pedirem para aumentar (as exportações) ainda mais, estamos dispostos a fazer isto”, declarou o chefe de Estado durante um fórum sobre energia em Moscovo. “Aumentaremos (as exportações) assim que os nossos parceiros nos peçam”, acrescentou.

Fábio Carvalho da Silva

O presidente russo Vladimir Putin, afirmou nesta quarta-feira que está disposto a aumentar as exportações para a Europa tanto quanto necessário para ajudar o continente a enfrentar a atual crise.

“Se nos pedirem para aumentar (as exportações) ainda mais, estamos dispostos a fazer isto”, declarou o chefe de Estado durante um fórum sobre energia em Moscovo. “Aumentaremos (as exportações) assim que os nossos parceiros nos peçam”, acrescentou.

Para Putin  é “muito importante” estabilizar o mercado de gás, que enfrenta uma crise sem precedentes, sobretudo na Europa. O presidente reivindicou “um mecanismo de estabilização a longo prazo do mercado de energia, o que é muito importante face à situação atual”.

De acordo com o Presidente russo, os Estados europeus, para os quais a Rússia fornece um terço do gás que consomem, se “cometeram um erro ao delegar o poder à mão invisível que rege o mercado” , em vez de multiplicar nos últimos anos os contratos a longo prazo com Moscovo.

“Se há uma procura (adicional), esta só poderá ser atendida com novas condições contratuais”, afirmou nesta quarta-feira o ministro da Energia da Rússia, Nikolai Chulguinov.

Continue a ler após a publicidade

Depois de semanas de aumento do preço do gás, Putin anunciou no início de outubro que esperava um “possível aumento” do fornecimento de gás para a Europa, para ajudar a estabilizar os preços

 

Partilhar

Edição Impressa

Assinar

Newsletter

Subscreva e receba todas as novidades.

A sua informação está protegida. Leia a nossa política de privacidade.