Resultado líquido consolidado da CGD sobe 18% para os 294 milhões de euros

Durante o primeiro semestre de 2021, a Caixa Geral de Depósitos alcançou um resultado líquido consolidado de 294 milhões de euros, um crescimento homólogo  de 18%,  e um ativo líquido de mais de 100 milhões de euros, segundo o relatório de contas, enviado hoje à Comissão de Mercado e Valores Mobiliários (CMVM).

O resultado líquido inclui ainda um resultado extraordinário de 44,3 milhões de euros, decorrentes da reavaliação das responsabilidades com benefícios pós-emprego e provisões para o programa de pré-reformas. Deste modo, o resultado líquido corrente foi de 250 milhões de euros o que corresponde a um aumento de 26,2% face ao resultado corrente do primeiro semestre de 2020.

A imparidade de crédito registou 90,2 milhões de euros, no final de semestre, um reforço face aos 59,7 milhões de euros registados no trimestre anterior.

Os custos de estrutura totalizaram, em base recorrente, 400 milhões de euros, valor 1,5% inferior ao registado no período homólogo de 2020, o que se traduziu num rácio cost-to-income recorrente de 45,3%, inferior ao valor de 49% atingido no primeiro semestre de 2020.

Os depósitos de clientes aumentaram 4,5 mil milhões de euros (mais 6,3%) no primeiro semestre de 2021, evolução justificada pela Caixa  “pela captação da CGD Portugal, impulsionado pelo aumento da taxa de poupança das famílias e demonstrando a confiança e vinculação dos clientes”.

O stock de crédito a empresas em Portugal (excluindo os sectores de construção e imobiliário, onde se concentra a redução de NPL) cresceu 5,4%, reflexo do reforço no apoio às empresas.

No crédito à habitação e face ao primeiro semestre de 2020, o crescimento em termos de nova produção foi de +65% no montante concedido, resultando na liderança do mercado com uma quota de nova produção de 24,4%, até maio de 2021.

No que toca às classificações internacionais e rating, a Moody’s subiu o rating da CGD para Baa3, um regresso à categoria de investment grade após dez anos. A CGD é agora classificada investment, sendo a mais bem cotada dentro do território nacional, entre as entidades bancárias.

 

 

Ler Mais





Comentários
Loading...