Próxima semana à lupa: Dos mercados à economia – e outras coisas que precisa de saber
A semana que vem será marcada sobretudo pela reunião da FOMC e pela divulgação de resultados relativos ao segundo trimestre de algumas empresas importantes.
Reunião da FOMC
A reunião de julho da FOMC decorrerá na próxima quarta-feira, dia 28, e acontece num momento de algum desconforto. Temos a economia a crescer, embora talvez não tão rápido quanto alguns esperavam no início do ano, e milhões de pessoas continuam desempregadas, apesar do desespero de muitas empresas por trabalhadores. As taxas de vacinação estagnaram e o número de casos de Covid aumentou nas últimas semanas, levando alguns políticos a voltarem a impor a utilização das máscaras. A recessão pandémica foi oficialmente a mais curta alguma vez registada, mas a inflação mais alta está a pressionar os bolsos dos americanos. Apesar do atual estado difícil, a Fed enfrenta apelos para retirar pelo menos um pouco de oxigênio à economia, através de compras menores de títulos de longo prazo (o chamado tapering). Não se espera que o banco central faça novos anúncios na reunião da semana que vem, mas, eventualmente, deixará de pensar em falar sobre a redução para realmente passar a considerá-la um cenário provável. No entanto, no seu testemunho semi-anual perante o congresso, o presidente da Fed Jerome Powell disse que “progressos substanciais” ainda estão longe e reiterou que a inflação será moderada, mas provavelmente permanecerá elevada este ano. Em outras palavras, a inflação corrente é transitória.
Earnings season
Na próxima semana, os resultados trimestrais de empresas como a Tesla, Apple, Google e Amazon podem afetar significativamente o desempenho do índice tecnológico que ultrapassou esta semana a barreira dos 15.000 pontos.
Calendário Económico
O calendário económico será bastante leve, mas ainda assim existem alguns dados dignos de referência tais como as encomendas de bens duráveis nos EUA e o índice de confiança do consumidor apurado pela Conference Board na terça-feira, o IPC na Austrália e no Canadá na quarta-feira, o PIB do segundo trimestre nos EUA na quinta-feira e o PIB na zona euro do segundo trimestre na sexta-feira.
Nuno Mello, Analista XTB