Próxima semana à lupa: Dos mercados à economia – e outras coisas que precisa de saber

Esta semana foi marcada pelas decisões sobre as taxas de juro dos Bancos Centrais da Nova Zelândia, Canadá, Japão e de Inglaterra, bem como a divulgação de alguns indicadores económicos como o relatório do CPI nos EUA que voltou apresentar um novo aumento nos preços, ultrapassando as previsões dos analistas.

O Banco de Inglaterra surpreendeu os mercados ao dizer que possivelmente poderá retirar os atuais estímulos à economia, mais depressa do que o previsto uma vez que a recuperação da atividade económica tem estado a superar as previsões iniciais dos analistas.

A próxima semana será relativamente mais calma do que a anterior, em termos de publicações de dados macroeconómicos.

Durante a sessão de quarta-feira serão divulgadas as variações nos inventários de petróleo dos EUA.

No entanto, o dia mais importante da próxima semana será a sessão de quinta-feira (22 de julho) com o BCE a divulgar as suas decisões em torno das taxas de juro. Embora não se espere alterações sobre as taxas, a conferência de imprensa dada pela presidente do BCE – Lagarde -, minutos depois, poderá provocar períodos de maior volatilidade no mercado. Os principais índices de referência na europa, bem como o euro poderão estar expostos a períodos de maior volatilidade.

No último dia de negociações, sexta-feira, os investidores estarão atentos às divulgações dos índices PMIs de serviços e indústrias em França, Alemanha, Reino Unido, Zona euro e nos EUA. Além disso, a divulgação das vendas de retalho no Reino Unido e no Canadá também poderão provocar períodos de maior volatilidade no curto prazo.

Henrique Tomé, Analista XTB

Ler Mais





Comentários
Loading...