Campanha solidária de 10 bancos portugueses junta 2,5 milhões para alimentação e medicamentos
Em meados de maio, 10 bancos do sistema financeiro português juntaram-se para lançar um apelo à sociedade: algumas famílias não conseguem pagar as contas sozinhas, mas #TodosJuntos conseguimos. A chamada de atenção resultou numa campanha solidária em que participaram mais de 30 empresas e milhares de doadores privados.
No total, foi possível reunir mais de 2,5 milhões de euros para apoiar famílias em dificuldades. O objectivo é comprar alimentos básicos, como leite, cereais, arroz, feijão ou massa, mas também destinar 20% do valor angariado à aquisição de medicamentos.
Os apoios vão ser distribuídos através da Rede de Emergência Alimentar, lançada pela Entrajuda no âmbito da pandemia de Covid-19, sendo que o processo será acompanhado por uma auditoria externa promovida pela Deloitte.
Banco BPI/Fundação ”la Caixa”, Banco Montepio, Banco Santander, Caixa Geral Depósitos, Crédito Agrícola, Millennium bcp/Fundação Millennium bcp, Novo Banco, Bankinter, BBVA e Banco Carregosa foram os impulsionadores desta iniciativa. Juntos, contribuíram com 1,8 milhões de euros para o total angariado.
Juntaram-se ainda empresas e entidades como APCER, COSEC, Dignitude, Exporplás, Fundação Ageas, Grupo Bel, MysticInvest Holding, Nors, Primavera Software, Prio, Sodecia, Sogepoc, Sovena e Visabeira. Houve ainda um conjunto de organizações a contribuir diretamente com bens alimentares, nomeadamente Lactogal, Logoplaste, Missão Continente, Pingo Doce, Sr. Bacalhau e Sumol + Compal.
“A estas empresas juntaram-se entidades privadas que preferiram manter o anonimato e milhares de contribuições individuais”, segundo é revelado em comunicado.