Pequim “anda à roda” com nova lotaria de yuan digital, a criptomoeda de Xi Jinping
A partir de 6 de junho Pequim “anda à roda” com uma nova lotaria focada na sua criptomoeda estatal, o yuan digital. Os cidadãos da capital chinesa vão poder candidatar-se a 200 mil prémios de cerca de 25,7 euros cada.
O valor ganho é atribuído através desta moeda digital e funcionará como uma nota de crédito, ou seja, os cidadãos que conseguirem este prémio vão poder gastá-lo diretamente, a partir do dia 20 de junho em todas as lojas que estejam associadas a esta lotaria.
O regime de Xi Jinping já tinha realizado testes em pequena escala, muito semelhantes, em cidades como Shenzhen e Xangai. Agora Pequim passa a ser o centro de distribuição desta moeda.
Em meados de abril, Li Bo, vice-governador do Banco popular da China (PBOC), anunciou que o banco vai testar pela primeira vez em grande escala com estrangeiros a utilização do yuan digital, durante os Jogos Olímpicos de inverno de 2022.
“Durante os próximos Jogos Olímpicos de inverno não queremos apenas chineses a utilizar a nossa moeda digital, mas também atletas e visitantes estrangeiros”, afirmou o número dois do PBOC.
O yuan digital é uma moeda de transação online, que pode ser operada através da aplicação criada pelo Banco Central de Pequim. Na fase inicial, 100 mil chineses foram convidados a experimentar a nova moeda que vai conviver com dinheiro físico já em circulação.
Na semana passada o Banco Central Europeu apontou o lançamento do euro digital para 2026, seguindo as declarações do Reino Unido que, em abril, já tinha anunciado formalmente que iria ser criado um grupo de investigação para estudar a possibilidade de uma libra digital.
“Vamos criar uma task-force, composta por membros do Ministério das Finanças e do Banco de Inglaterra, para o possível lançamento de uma moeda digital nacional”, afirmou o ministro das Finanças do Reino Unido, Rishi Sunak, durante uma conferência sobre tecnologia, citado pela ‘Sky News’.
Já a Reserva Federal dos EUA reforçou, em maio, o projeto Hamilton, que tem em vista o lançamento do dólar digital.