Da Bitcoin à Dogecoin: O que está a impulsionar a ascensão das criptomoedas ?
As criptomoedas como o Ether e a Dogecoin estão numa corrida rápida e furiosa, onde os valores sobem de dia para dia, ainda que com algumas correções de mercado. Até a Bitcoin que agora está em queda conseguiu uma ascensão louca em março, batendo nos 60 mil dólares. Mas o que impulsionou este fenómeno financeiro?
Uma pandemia financeira chamada GameStop
Como lembra a Bloomberg, o facto de, logo no início deste ano, a maior parte das corretoras e sociedades de investimento terem restringido as operações da compra de alguns títulos , devido ao caso GameStop e AMC, empresas que levaram à compra eufórica de ações sucedidas por quedas na ordem dos 40% a 50%, levou grande parte dos day traders ao investimento online, em forex e em compra e venda monetária.
A entrada da Coinbase, a maior plataforma de moedas digitais dos EUA, no Nasqad, e a sua ascensão dos 70 para os 250 dólares por ação, só adicionou ainda mais combustível a este rali.
NTF – A nova moda digital
A proliferação de tokens não fungíveis como os NTF (uma unidade de dados armazenados em blockchain, que tem como apanágio a capacidade de certificar um ativo digital, de forma a que este seja único e intercambiável) levou ao boom da plataforma ideal para trabalhar com este tipo de critpoativos, a Ethereum, e com ela a sua moeda Ether ganhou grande destaque nas listas internacionais de moedas digitais, tendo arrastado consigo outras semelhantes.
O poder das redes sociais
Já é conhecida a capacidade do Twitter de Elon Musk.
Esta semana, uma simples publicação onde o CEO da Tesla anunciou que a marca automóvel não aceitaria mais a Bitcoin como moeda de troca, invocando razões ecológicas, provocou uma queda em dominó de toda a listagem da Coincap.
O que poucos sabem é que não são só as redes sociais do imperador de Marte que provocam a oscilação do preço dos tokens, mas também aquilo que o Wall Street Journal denomina de “aglomerado coletivo de traders”, como são os grupos de investidores reunidos no Facebook e no WhatsApp e que , por exemplo, já conseguiram fazer disparar em 10.000% desde o início de 2021 o preço da Dogecoin até aos 0,50 cêntimos.