Citroën equaciona regresso do Mehari
A Citroën está a considerar produzir uma nova geração do pequeno descapotável Mehari, numa tentativa de revitalizar o lado divertido da marca francesa, segundo a CEO Linda Jackson, em declarações à Automotive News Europe.
Este automóvel, que representou um enorme sucesso para a marca entre 1968 e 1987, surgia como uma proposta capaz de apelar a vários tipos de condutores, desde aqueles que queriam um pequeno veículo para as férias passando pelos agricultores. A primeira geração tinha por base a mesma plataforma do Citroën 2 cv, embora em 1978 tenha surgido uma nova versão, com mecânica e carroçaria renovadas, tendo mesmo assistido, em 1980, a prova Paris Dakar, como automóvel médico.
Apesar das declarações da CEO da Citroën sugerirem a entrada deste modelo na gama da marca, Carlos Tavares, presidente-executivo do grupo PSA/Peugeot-Citröen já deu a conhecer que um dos objectivos do plano ‘Back in the Race’ seria diminuir para sete modelos a oferta da Citroën, metade da que oferece neste momento, até 2022.
Também em Portugal, este pequeno automóvel foi um sucesso. Veja o spot publicitário de 1975 que anunciava a chegada do Citroën Mehari ao mercado nacional, que “com capota, sem capota, ele é ‘jeep’ ou camião”.
[youtube height=”HEIGHT” width=”WIDTH”]https://www.youtube.com/watch?v=G8BRj34oszM[/youtube]