O lado negro da Bitcoin: cada mil milhões transacionados equivalem à energia de 1,2 milhões de carros

Numa altura em que o investimento nas criptomoedas dispara, o Bank of America revela o lado negro deste tipo de ativos digitais. Focando-se especificamente na Bitcoin, uma das principais instituições financeiras dos EUA revela que esta moeda usa mais energia do que a American Airlines, sendo que esta empresa transporta mais de 200 milhões de passageiros por ano.

O consumo de energia da Bitcoin também é comparável ao do próprio governo norte-americano, que emprega mais de dois milhões de pessoas. Além disso, cada mil milhões de dólares transacionados equivalem a ter 1,2 milhões de automóveis nas estradas.

“Por outras palavras, a compra de uma só Bitcoin por cerca de 50 mil dólares tem uma pegada de carbono de 270 toneladas, equivalente a 60 carros com motores de combustão interna”, aponta o Bank of America, numa nota reportada pelo Business Insider.

O banco explica ainda que a pegada de carbono da Bitcoin está diretamente relacionada com o seu preço, o que torna os sucessivos recordes alcançados recentemente preocupantes. À medida que o preço sobe, também as emissões de gases poluentes associadas disparam uma vez que um número maior de “mineiros de criptomoedas” trabalha para garantir a existência da criptomoeda.

Com cada mais pessoas envolvidas, a rede da Bitcoin fica mais complexa para dar resposta à procura e prevenir ataques de cibercriminosos. Segundo o Bank of America, este processo leva a que mais energia seja consumida.

“Dada a relação relativamente linear entre os preços da Bitcoin e a utilização de energia, talvez não seja uma surpresa que o consumo estimado de energia da Bitcoin tenha crescido mais de 200% ao longo dos últimos dois anos”, indica o banco.

Segundo o relatório, outras criptomoedas como a Ethereum não gastam tanta energia e, por isso, têm um impacto ambiental inferior, mas não são, ainda assim, opções ecológicas. Por outro lado, as moedas digitais propostas pelos bancos centrais poderão ser mais amigas do planeta.

Ler Mais





Comentários
Loading...