Mibgas inicia negociação em Portugal. ERSE fala em integração progressiva dos mercados grossistas de gás
A espanhola Mibgas inicia hoje a negociação de produtos de gás natural com entrega em Portugal. A plataforma foi reconhecida como operador do mercado organizado de gás para Portugal, trabalhando em conjunto com a REN Gasodutos para disponibilizar uma ferramenta que permite a realização de transações de forma segura e anónima.
Segundo a ERSE, esta ferramenta “contribuirá decisivamente para se estabelecer um referencial de preço de curto prazo para o mercado de gás natural português”. Em comunicado, a entidade responsável por supervisionar o setor energética indica ainda que “é expetativa da ERSE que este seja apenas o primeiro passo no sentido de uma progressiva integração dos mercados grossistas de gás natural de Portugal e Espanha”.
O arranque da negociação da Mibgas acontece apenas após um período de adaptação de procedimentos e sistemas para responder a todas as alterações exigidas pela ERSE. Foi criado, por exemplo, um calendário de ações de esclarecimento e testes com os agentes do mercado.
“O arranque da negociação cria também as condições para a adoção plena do Regulamento (EU) N.º 312/2014 de 26 de março de 2014 que institui um código de rede para a compensação das redes de transporte de gás, uma vez que o MIBGAS, S.A. pode, a partir deste momento, desempenhar o papel de plataforma de negociação que lhe havia sido atribuído em 2016, no âmbito desse regulamento”, revela ainda a ERSE.
O regulador considera que o início da atividade da Mibgas permite avançar na consolidação do mercado ibérico de gás natural e na integração do mercado português no contexto da União Europeia.