Os irmãos Alex e Christian Birkenstock aceitaram vender uma participação maioritária da marca de sandálias homónima ao L Catterton, fundo de private equity controlado por Bernard Arnault, CEO da LVMH e a terceira pessoa mais rica do Mundo. O negócio não só faz com que a Birkenstock mude de mãos como garante a criação de dois novos bilionários.
Segundo estimativas da edição norte-americana da revista Forbes, cada um dos dois irmãos terá agora uma fortuna avaliada em 1,7 mil milhões de dólares. A previsão tem por base o valor apontado pela venda de uma participação total de 60% a 70% e que rondará os 4,87 mil milhões de dólares.
Alex e Christian Birkenstock continuarão como accionistas minoritários da empresa o que, de acordo com a Forbes, estará mais em linha com as ocupações actuais de ambos. Nenhum dos irmãos faz parte da operação diária da Birkenstock, embora a marca esteja nas mãos da mesma empresa há quase 250 anos.
Um terceiro irmão demonstrou o mesmo desinteresse em 2013, quando vendeu a sua parte do negócio a Alex e Christian Birkenstock. Os três tinham tomado conta da empresa em 2002, seguindo as pisadas do pai, mas diferentes visões e estratégias fizeram com que as discussões fossem frequentes.
Em 2013, Stephan vende a sua parte e os outros dois irmãos afastam-se da gestão, tendo contratado o primeiro director de fora da família, Oliver Reichert. Juntou-se ainda Markus Bensberg como co-CEO para ajudar a dar a volta à operação. A aposta foi para uma reorganização que tornasse a estrutura da empresa mais simples e para novos modelos e cores que chamassem outros públicos.
As vendas aumentaram a dois dígitos desde então, chegando a 870 milhões de dólares em 2019. Os bons resultados terão contribuído para chamar a atenção do fundo de Bernard Arnault.














