Covid-19: Chamadas e emails com dúvidas sobre vacinação entopem centros de saúde

As dúvidas sobre a vacinação contra Covid-19, que já se encontra a decorrer nos centros de saúde, estão a causar uma sobrecarga de contactos telefónicos e por e-mail nas unidades de saúde familiar do país, avança o ‘Correio da Manhã’ (CM).

Segundo a mesma publicação, o Presidente da Associação Nacional de Unidades de Saúde Familiar considera este sobrecarga «desnecessária», uma vez que os centros de saúde também não têm mais informações para dar, para além daquelas que já são conhecidas.

Até o primeiro-ministro, António Costa, já avisou a população para que «não corram» para os centros de saúde, explicando que cada utente elegível para a vacinação receberá o contacto por SMS, ou em alternativa através, de um outro tipo de contacto. Mas «todos serão vacinados».

O processo de vacinação nos centros de saúde, de idosos com 80 ou mais anos e de pessoas com mais de 50 anos com doenças associadas, arrancou na quarta-feira em Lisboa e teve lugar nas Unidades de Saúde Familiares de Alvalade e do Parque, onde até sexta-feira deverão ser administradas cerca de 300 vacinas contra a covid-19.

Esta quinta-feira foi a vez de o processo começar em centros de saúde da região Norte, em sete locais: Braga, Marão e Douro Norte, Porto Oriental, Póvoa de Varzim/Vila do Conde, Gaia, Gondomar e na Unidade Local de Saúde Nordeste.

Nestes sete locais serão administradas perto de 900 vacinas até ao final da semana, avança o ministério da Saúde, ao adiantar que esta fase da vacinação vai arrancar na próxima semana nas restantes administrações regionais de saúde do país.

Segundo a mesma fonte, até ao final da tarde de terça-feira, já tinham sido enviadas cerca de 850 SMS a utentes a vacinar nesta fase e confirmados cerca de 370 agendamentos.