Português escolhido para liderar processo de padronização de fundos ESG no Reino Unido
Rodrigo Tavares é o nome escolhido pelo governo britânico para liderar a iniciativa que visa a classificação e padronização de fundos ESG – Environmental, Social & Governance. O professor de Finanças Sustentáveis da Nova SBE vai orientar este processo, que resulta da colaboração entre o governo do Reino Unido, a City de Londres e a British Standards Institution (BSI).
Embora a iniciativa arranque em Terras de Sua Majestade, o objetivo é criar um sistema global que poderá ser aplicado a todo o tipo de fundos ESG, desde equities a fixed income, passando por PE, VV ou hedge funds, entre outros. A ideia é que todos os países membros da International Organization for Standardization (ISSO) adotem o sistema que resultar deste processo, num total de 165 nações, incluindo Portugal.
Segundo a Nova SBE, que dá conta da novidade, os investimentos ESG “correspondem a um novo paradigma do mercado de capitais através do qual dados e políticas ESG são integrados aos investimentos, com o intuito de melhorar a gestão de riscos e a performance financeira”.
Começou por ser um nicho, mas agora já corresponde a cerca de metade do volume de ativos sob gestão (AuM) no mercado financeiro: aproximadamente 45 biliões de dólares.
Este crescimento tão acelerado tem provocado, porém, alguma preocupação nomeadamente no que concerne a falta de padronização dos produtos financeiros ESG. “A escassez de regulamentação e de critérios precisos leva a que gestoras de ativos possam usar o termo ESG de forma arbitrária e pouco rigorosa, ferindo as expetativas dos investidores”, explica a Nova SBE.
O processo liderado por Rodrigo Tavares irá decorrer até março do próximo ano e inclui, entre outros, uma consulta pública ao mercado.