Polícia canadiano condenado a nove meses de prisão por agressão a homem negro que perdeu um olho

Um agente da polícia de Toronto foi condenado a nove meses de prisão por ter espancado um jovem negro, Dafonte Miller, que acabou por perdeu um olho, em 2016, escreve o The Guardian.

Os procuradores alegaram que o agente Michael Theriault, que estava de folga na altura, e o seu irmão Christian perseguiram Dafonte Miller na manhã de 28 de dezembro de 2016, depois encurralaram o jovem com 19 anos e agrediram-no ao ponto de Miller ter perdido o seu olho esquerdo.

Na altura, os Theriaults declararam-se inocentes de agressão agravada. O juiz responsável pelo processo condenou o oficial e absolveu o seu irmão, em junho. “O contexto racial em que a infração teve lugar não pode ser ignorado”, disse o juiz Joseph Di Luca na altura.

Theriault também foi condenado a 12 meses de liberdade condicional após a pena de prisão, e está ainda proibido a usar armas durante cinco anos.

Através de uma declaração que os procuradores leram no tribunal, em setembro, Dafonte Miller expôs o impacto que o incidente teve na sua vida. Disse que o confronto alterou permanentemente a ideia que tinha da polícia e acrescentou que nunca tinha experimentado um abuso de poder daquela forma.

“Ninguém me interrogou. Só eu era digno de suspeita. Por causa da cor da minha pele”, escreveu.

Ler Mais





Comentários
Loading...