Banco de Portugal recomenda que bancos se preparem para novas taxas de juro de referência
O Banco de Portugal (BdP) emitiu, esta sexta-feira, a Carta Circular n.º CC/2020/00000061 dirigida às instituições sujeitas à sua supervisão sobre as reformas das taxas de juro de referência.
Nesta Carta, o regulador recomenda que estas adotem medidas que garantam a adequada transição e mitigação dos riscos decorrentes desses processos de reforma em curso.
O BdP subscreve as conclusões recentemente comunicadas pelo Banco Central Europeu (BCE) decorrentes da avaliação do estado de preparação das instituições significativas para dar resposta às reformas das taxas de juro de referência.
De acordo com esta avaliação, as instituições, apesar de conscientes da complexidade das reformas e dos desafios envolvidos, encontravam-se, nessa data, insuficientemente preparadas e atrasadas na implementação das medidas de mitigação dos riscos subjacentes.
Com vista a assegurar uma adequada preparação para as reformas das taxas de juro de referência, o Banco “recomenda que as instituições considerem as boas práticas identificadas pelo BCE e as recomendações publicadas por outros grupos de trabalho neste contexto”, detalha, em comunicado