França alarga recolher obrigatório. Medida já afeta 46 milhões de pessoas
O Governo francês anunciou que vai alargar o recolher obrigatório, no sentido de travar as infeções pelo novo coronavírus no país. A medida afeta 46 milhões de pessoas, segundo o primeiro-ministro francês, Jean Castex.
O recolher obrigatório vai funcionar entre as 21h e as 6h em mais 38 distritos, a partir da meia-noite desta sexta-feira, informou Castex, numa conferência de imprensa. “A situação é grave”, acrescentou o chefe do Governo francês.
França tem uma população de aproximadamente 67 milhões de pessoas, de acordo com a AFP. Conta com 101 departamentos, 54 dos quais passam então a estar sujeitos à medida por mais seis semanas, assim como o território ultramarino francês da Polinésia.
O desrespeito da medida implica o pagamento de multa de 135 euros, que pode ser agravada até aos 1500.
Em cidades como Paris, o recolher obrigatório está já em vigor desde 17 de Outubro. As regiões mais afetadas por esta restrição pertencem, sobretudo, ao sudeste de França, na fronteira com Itália e Suíça.
O Presidente francês, Emmanuel Macron, anunciou na semana passada a aplicação do recolher obrigatório em nove regiões. A medida entrou em vigor no passado sábado e pode vir a durar até seis semanas, até dia 1 de Dezembro.
O Governo francês está também a estudar o prolongamento do estado de emergência no país até 16 de Fevereiro de 2021, com algumas restrições a puderem prolongar-se até Abril, devido à covid-19, indicou esta quinta-feira o executivo.
A Assembleia Nacional francesa vai reunir-se excecionalmente este sábado e domingo para analisar o projeto de lei, que segue depois para o Senado.
O estado de emergência entrou em vigor em França no sábado por um período de pelo menos um mês.
Esta quarta-feira, o país registou mais 26.676 novas infeções e mais 166 óbitos por covid-19. Desde o início da pandemia, e segundo números oficiais, o país contabiliza 957.421 casos e 34.048 mortes.
Recolher obrigatório ou confinamento: que medida é mais eficaz para conter a covid-19?