Chefe do Estado-Maior dos EUA de quarentena
O general de topo dos Estados Unidos, General Mark Milley, e vários membros da liderança sénior do Pentágono, incluindo chefes da Marinha, Força Aérea e Exército, estão de quarentena, depois de um alto oficial da Guarda Costeira ter testado positivo à covid-19, avança a CNN.
“Na segunda-feira, o Vice-Comandante da Guarda Costeira, Almirante Charles Ray, testou positivo para o novo coronavírus. O teste foi feito no mesmo dia, depois de ter sentido sintomas ligeiros durante o fim-de-semana”, disse a Guarda Costeira numa declaração publicada esta terça-feira.
“A Guarda Costeira está a seguir as políticas estabelecidas, de acordo com as directrizes do Centro de Controlo e Prevenção de Doenças (CDC), que incluem a quarentena e o rastreio de contactos. De acordo com estas directrizes, qualquer pessoa da Guarda Costeira que tenha estado em estreito contacto [com alguém infectado] também será colocado de quarentena. De acordo com as políticas estabelecidas da Guarda Costeira, o Almirante Ray estará em quarentena a partir de casa”, diz ainda a declaração, citada pela CNN.
O Vice-Comandante da Guarda Costeira participou recentemente em várias reuniões no Pentágono (sede do Departamento de Defesa dos EUA) com membros dos Chefes do Estado-Maior Conjunto.
De acordo com a CNN , que cita oficiais da defesa, a liderança sénior do Pentágono que esteve em contacto com o Almirante Charles Ray foi testada e está à espera de resultados.
“Estamos cientes de que o Vice-Comandante Ray testou positivo à covid-19 e que esteve no Pentágono, na semana passada, para reuniões com outros líderes militares superiores. Algumas plataformas de reuniões incluíram outros chefes de serviço. Estamos a realizar um rastreio adicional de contactos e vamos tomar as devidas precauções para proteger a força e a missão”, disse Jonathan Hoffman, assistente do Secretário da Defesa para os Assuntos Públicos, numa declaração.
“Por uma abundância de cautela, todos os potenciais contactos próximos destas reuniões estão de quarentena e foram testados esta manhã. Nenhum dos contactos do Pentágono exibiu sintomas e não temos mais nenhum teste positivo a relatar neste momento”, acrescentou ainda.