Covid-19: Governo irlandês em isolamento por suspeita de contágio do ministro da Saúde
Os membros do Governo da Irlanda vão cumprir isolamento e o Parlamento vai fechar por uma semana depois do ministro da Saúde ter realizado um teste ao coronavírus.
Segundo a emissora nacional irlandesa RTE, Stephen Donnelly terá começado a “sentir-se indisposto” na tarde desta terça-feira.
“O Gabinete inteiro tem de restringir os seus movimentos, depois do ministro da Saúde Stephen Donnelly se ter sentido mal esta tarde e ter contactado o seu médico de clínica geral para um teste à covid-19”, avança a RTE.
O canal publicou no Twitter o anúncio dado por Séan Ó Feargháil, o actual Ceann Comhairle.
The entire Cabinet has to self-isolate and the Dáil has been adjourned, Ceann Comhairle Seán Ó Feargháil announces | https://t.co/rfCyDkk3qm pic.twitter.com/U6tYYQzfDz
— RTÉ News (@rtenews) September 15, 2020
Fontes governamentais disseram que os ministros abordariam a questão com “bastante cautela” até que o resultado do teste de Stephen Donnelly fosse conhecido.
A acção foi tomada com base na orientação do médico executivo, Ronan Glynn, dado que os ministros estavam a trabalhar em estreita colaboração e, por conseguinte, era necessária prudência.
Os ministros vão continuar a cumprir as suas funções remotamente, avança ainda a RTE.
Stephen Donnelly participou numa conferência de imprensa esta terça-feira de manhã, anunciando o último plano relativo à covid-19 para os próximos seis meses.
O Ceann Comhairle informou que após “informações muito sérias decorrentes dos acontecimentos de hoje, o Gabinete deve agora auto-isolar-se”.