App ‘Stayaway Covid’ estará disponível «na próxima semana», avança ministra da Presidência
A aplicação Stayaway Covid «está pronta, passou todos os testes de segurança» e deverá ser disponibilizada «para a semana», anunciou a ministra de Estado e da Presidência, Mariana Vieira da Silva, no final do Conselho de Ministros desta quinta-feira.
«A informação que tenho é que na próxima semana ela já estará disponível para ser descarregada», reforçou a responsável, acrescentando que a aplicação já está desenvolvida e terminada, pelo que resta apenas passar o «período que é necessário para que ela seja disponibilizada nas lojas das diferentes plataformas».
«Agora aguardamos uma dimensão que depende menos do Governo, que é a possibilidade de efectivamente estar disponível nas diferentes lojas de aplicações», detalhou.
Recorde-se que a app Stayaway Covid será de utilização voluntária e, além disso, todos os dados disponibilizados pelos utilizadores serão anónimos.
A aplicação vai ter versões para iOS (Apple) e Android e tem como objectivo avisar os utilizadores se estiveram próximos de alguém infectado com o novo coronavírus.
O decreto que define a Direcção-Geral da Saúde como responsável pela gestão e tratamento de dados da aplicação de rastreio de contactos foi publicado em Diário da República no dia 11 de Agosto.