Rússia prepara-se para aprovar a segunda vacina contra a covid-19
A Rússia prepara-se para aprovar uma segunda vacina contra o novo coronavírus no final de Setembro ou início de Outubro, disse a vice-primeira-ministra russa, Tatiana Golikova, esta quarta-feira.
Golikova, que falava numa reunião governamental, disse ao Presidente russo Vladimir Putin que os ensaios clínicos da vacina, desenvolvidos pelo instituto de virologia Vector, na Sibéria, estariam concluídos até ao final de Setembro, noticia o ‘The Guardian’.
“Até à data, não houve complicações entre os vacinados na primeira e segunda fases dos testes”, disse a vice-primeira-ministra.
No início deste mês, a Rússia tornou-se o primeiro país a conceder aprovação regulamentar a uma vacina contra a covid-19, após menos de dois meses de testes em humanos.
A vacina – denominada Sputnik V em homenagem ao primeiro satélite mundial lançado pela União Soviética – foi considerada segura e eficaz pelas autoridades russas.
No entanto, vários peritos e especialistas mostraram-se cépticos quanto à sua aprovação, já que ainda não foram aprovados todos os testes e medidas regulamentares da Sputnik V.