EUA à beira de uma autorização prematura da vacina contra a covid-19? Fauci alerta para perigos

Anthony Fauci, um dos principais imunologistas e responsáveis pelo combate à covid-19 nos Estados Unidos, alertou para uma eventual autorização do uso precoce de uma potencial vacina contra o novo coronavírus. Tal medida poderia prejudicar os esforços para desenvolver outras vacinas, explicou.

De acordo com a ‘CNN’, oficiais da Casa Branca levantaram a possibilidade de autorizarem a emergência antecipada de uma vacina contra a covid-19, antes de terminarem os ensaios clínicos em fase adiantada. Mas Michael Caputo, secretário-adjunto para os assuntos públicos do Departamento de Saúde e Serviços Humanos dos EUA, já veio negar a existência de qualquer esforço para acelerar o desenvolvimento de uma vacina para fins políticos.

Fauci, o maior especialista em doenças infecciosas dos Estados Unidos, disse à agência Reuters que “a única coisa que não se quer ver com uma vacina é obter uma antes de se ter um sinal de eficácia”.

“Um dos perigos potenciais de aprovar uma vacina prematuramente é que isso tornaria difícil, se não impossível, que outras vacinas fossem testadas em pessoas nos seus ensaios clínicos”, alertou ainda, citado pela ‘CNN‘.

Nos Estados Unidos, várias vacinas estão a ser testadas e as empresas estão a trabalhar para aumentar a produção enquanto decorrem os testes, para que, se uma vacina se provar segura e eficaz, possa ser distribuída imediatamente.






Comentários
Loading...