Entra e sai na bolsa de Frankfurt. Expulsão da Wirecard dá entrada à Delivery Hero esta segunda-feira
Na próxima segunda-feira, 24 de agosto, a empresa alemã de entrega de alimentos Delivery Hero passará a fazer parte do Dax seletivo da Bolsa de Valores de Frankfurt, no qual substituirá a fintech Wirecard, avançam agências internacionais.
A fintech será expulsa do índice pelo novo regulamento aprovado pela Deutsche Boerse para a expulsão de empresas em situação de insolvência.
A saída da Wirecard, que entrou no Dax em setembro de 2018 para substituir o banco Commerzbank, ocorre após o escândalo da descoberta de um buraco de 1.900 milhões de euros nas suas contas, tendo dado origem à prisão de vários dos seus executivos.
Os títulos da fintech alemã fundada há nove anos atingiram um preço acima de 192 euros após sua entrada no Dax em setembro de 2018, mas após o escândalo o preço está atualmente ligeiramente acima de 1 euro .
A expulsão do Wirecard de Dax antes da revisão prevista para 3 de setembro foi possível após a implementação pela Deutsche Boerse de uma mudança nas regras que regem os índices do mercado de ações alemão, a fim de poder retirar empresas insolventes com aviso prévio de dois dias úteis.
Além de sair do Dax, a Wirecard também deixa de ser negociada noutros índices, como MDax, SDax e TecDax. Assim, será substituída na TecDax pela LPKF Laser & Electronics, enquanto a Aixtron ocupará seu lugar na MDax e Hornbach-Baumarkt será o novo componente da SDax.
“As mudanças na composição dos índices seletivos Dax foram comunicadas no dia 19 de agosto de 2020 a partir das 22h e serão implementadas no dia 21 de agosto após o encerramento do mercado. Os índices afetados serão calculados com a nova composição a partir do dia 24 agosto de 2020″, explicou Deutsche Boerse.