Faça o teste: esta calculadora pode prever o seu risco de AVC
Uma equipa de investigadores da Universidade de Virgínia e da Universidade da Flórida, nos Estados Unidos, descobriu que o risco de Acidentes Vasculares Cerebrais (AVC) aumenta consistentemente com a gravidade da síndrome metabólica. Neste sentido, foi desenvolvida uma ferramenta, à semelhança de uma calculadora, que ajuda a prever o risco de AVC dos pacientes.
A ferramenta online “mede a gravidade da síndrome metabólica, uma conglomeração de condições que inclui tensão arterial elevada, níveis anormais de colesterol e excesso de gordura corporal”, lê-se no sumário do estudo, publicado no ‘Science Daily’.
Segundo a Fundação Portuguesa de Cardiologia, a síndrome metabólica “é um conjunto de factores de risco, essencialmente cardiovasculares, que têm por base a obesidade abdominal. Os indivíduos portadores desta síndrome estão em risco de desenvolver doença cardiovascular (ataque cardíaco e AVC) e diabetes, mesmo quando os factores de risco estão apenas ligeiramente elevados”.
Desta forma, com a ferramenta online que mede a gravidade da síndrome metabólica, os médicos conseguem identificar pacientes em risco e ajudá-los a reduzir esse risco.
“Tínhamos previamente demonstrado que a gravidade da síndrome metabólica estava ligada a futuras doenças coronárias e diabetes tipo 2”, diz Mark DeBoer, investigador da Universidade de Virgínia, citado pelo ‘Science Daily’. “Este estudo mostrou outras ligações a futuros acidentes vasculares cerebrais isquémicos”, refere ainda.
A “calculadora” tem em conta factores como altura, peso, nível de glicose em jejum, tensão arterial sistólica, entre outros. Pode ser consultada aqui.