Covid-19: Sumo de laranja dispara mais de 20% no mercado de futuros

Com o aumento da procura de um alimento que reforça o sistema imunitário, os contratos de sumos de laranja estão em alta.

Os contratos futuros de sumo de laranja concentrado congelado (os contratos são de sumo congelado porque são para entrega no futuro) continuam a registar uma das melhores performances na bolsa norte-americana ICE Futures.

De acordo com os dados disponibilizados pelo site marketwatch.com, registaram um aumento de 22,18% no último mês. E, desde o início do ano, até hoje, valorizaram 20,16%.

“A procura cresce pelas propriedades que estimulam o sistema imunológico, mas a oferta não é suficiente dado que as companhias áreas não estão a voar, para trazer o produto”, diz à BBC Stephen Innes, da corretora AxiCorp.

Os contratos futuros são comuns em bens como a laranja (ou o trigo, por exemplo), dado que constituem uma forma de os produtores se protegerem de períodos de más colheitas ou desastres naturais. Questionado sobre se este aumento se traduzirá num aumento dos preços do sumo de laranja que é colocado nos postos de venda, Innes diz que o efeito será “rápido”: “os produtores passarão o aumento dos preços para os supermercados e outros compradores”.

Já Neil Murray, da consultora IHS Markit, explicou ao site qz.com que esta valorização “é uma bolha”, e que este mercado é “muito, muito volátil”.  O consultor argumenta que o Brasil, o maior produtor desta commodity, teve recentemente uma “forte colheita”, enquanto as vendas estão em declínio nos EUA há mais de uma década. “Existe um excesso de oferta mundial de sumo de laranja”, disse Murray.

Ler Mais





Comentários
Loading...