A grande medida que nunca foi tomada. UE suspende disciplina orçamental

A União Europeia anunciou a suspensão inédita das regras de disciplina orçamental a partir desta sexta-feira, anunciou a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen.

Esta medida traduz-se num apoio direto aos Estados-Membros na medida em que que irá permitir que os Estados gastem, o que for necessário, para lutar contra as consequências económicas da pandemia da Covid-19.

“Hoje ativamos a cláusula para relaxar as regras orçamentais, permitindo que os governos introduzam dinheiro na economia”, declarou von der Leyen num vídeo publicado na rede social Twitter.

“Prometemos que faríamos tudo para apoiar os europeus e as economias europeias durante a crise“, sublinha ainda a presidente da Comissão Europeia, num vídeo em que se dirige aos cidadãos.

Sem detalhar mais informações sobre esta medida, a responsável frisa que o surto do novo coronavírus “tem um impacto dramático na economia e atinge grande parte dos setores” da UE.  “A suspensão da nossa vida pública é necessária para conter o vírus, mas também abranda severamente a nossa economia”, reforça.

Há uma semana, a Comissão Europeia já tinha admitido que, no caso de uma “severa desaceleração da economia” na zona euro e UE, devido aos impactos da covid-19, iria suspender os ajustamentos orçamentais recomendados aos Estados-membros.

Nesta mensagem, Ursula von der Leyen aproveita ainda para “saudar a ação decisiva anunciada pelo Banco Central Europeu [BCE] esta semana”, após este organismo ter anunciado na quarta-feira à noite um novo programa de compra de dívida no valor de 750 mil  milhões de euros para aliviar a situação no mercado da dívida e o impacto económico do surto de covid-19.

Ler Mais





Comentários
Loading...